sábado, 9 de novembro de 2013

"O ÚLTIMO BAILARINO DE MAO"- APRESENTADO POR ROSETE

Li Cunxin
Introdução:
Livro autobiográfico sobre a vida de Li Cunxin, um bailarino chinês, nascido em 26 de janeiro de 1961
As memórias do autor foram recuperadas por conversas com familiares e amigos.
O livro tem um estilo narrativo de parágrafos e capítulos curtos e contou com o auxílio das suas duas editoras (Julie Watts e Suzanne Wilson). A interferência das duas chega ao ponto de cortar mais de 100 páginas do livro, que corresponderia ao trabalho de Mary, sua segunda mulher, na tarefa de ensinar a primeira filha, com grave déficit auditivo, a falar. 
Livro foi lançado em 2009. Ficou entre os mais lidos, durante um ano e meio, na Austrália e nos EEUU. Ganhou o prêmio de livro do ano. Foi publicado em mais de 20 países. Está na 32º edição.
Críticas ao livro (conteúdo e estilo):
O que criticar da vida de uma pessoa?
Opções erradas ou versão dos fatos comprometida?
Conhecimento necessário (opções em discordância com familiares e amigos):
China antes do comunismo
Tamanho- 3º maior país com nove milhões e meio de Km2 em comparação com o Brasil 8 milhões e meio de Km2.
População sai de 540 milhões de habitantes em 1960 para 1 bilhão e 300 mil habitantes em 2013.
Foi império até 1911 com a queda da última dinastia Manchu.
Comércio pela Companhia das Índias Orientais que exportava: seda, chá, porcelana e ópio (apesar da proibição do imperador desde 1700). Maior comprador – Inglaterra.
País envolvido em várias guerras com perda de Hong Kong para ingleses, Indochina para os franceses, Sibéria para os russos, Coreia para os japoneses, minas de shantsung para os russos, Birmânia para os ingleses e Taiwan para os japoneses.
Ocupação territorial por tropas estrangeiras em Pequim com as famosas placas “praças proibida para cães e chineses”.
90% do território composto de latifúndios particulares.
1901 - Sun Yat Sen funda o partido nacionalista Kuomintang (Partido Nacionalista Chinês).
1911 - queda do império manchu.
1924 - Chiang Kai Sheck toma o poder com a ajuda da Rússia e expulsa os japoneses.
1949- Mao Tse Tung assume o poder e expulsa Chiang. Com a derrota, os nacionalistas fogem para a Ilha de Formosa, onde, em 8 de dezembro de 1949, fundaram a cidade de Taiwan (ilha com capital Taipé - 23 milhões – local de exílio de Chiang Kai Sheck e intelectuais). Quando a ONU aceitou a china comunista, Taiwan se retirou da ONU.
China apresentava antes do comunismo uma população com 90% de analfabetos.
Primeiro passo da revolução – elevar a produção agrícola. Reforma agrária total. Primeiros 7 anos houve aumento de 70% da produção.
O planejamento visava mudar a educação e a indústria.
Em 1950 com o plano quinquenal, tratado de assistência mútua com a URSS, Moscou passa a ajudar na educação, siderurgia, produtos petrolíferos e geração de eletricidade.
Em 1956, com o fim da relação amistosa com os russos, cessa a ajuda material (equipamentos e tecnologia) e financeira que vinha de Moscou.
O Comunismo chinês é mais voltado ao proletário rural enquanto que o russo mais ao proletário urbano.
Em 1966 Lin Biao tenta ajuda de Stalin para dar golpe em Mao, mas morre em desastre aéreo e passa a ser considerado reacionário e seguidor de Confúcio.
Stalin queria que a China obedecesse ao comunismo russo, como as outras nações europeias e entrasse para a URSS. Mesmo assim manteve a ajuda aos chineses. Com a morte de Stalin e subida de Nikita Khrushchov houve o rompimento da ajuda.
Mao Tsé-tung, passa a comandar a economia chinesa com seus próprios recursos.
Nessa fase, que durou aproximadamente 20 anos, entre 1956-1976, Mao elabora e põe em prática três grandes planos de desenvolvimento socioeconômico:
1º- a coletivização da agricultura (1955-1957) – criação de 24 mil comunas populares, mudando a vida para um processo radical de socialização coletiva, as escolas e refeitórios foram coletivizados, as mulheres passam a trabalhar nos campos. Todo cidadão chinês passou a ter seis serviços básicos: alimentação, sementes para plantio, assistência médica, educação, funeral, corte de cabelo e cinema. Elas eram responsáveis pelo abastecimento alimentar do país.
As comunas tinham que se tornarem autossuficientes, desenvolvendo a agricultura, indústria e serviços aos seus habitantes. Consequentemente, houve a proibição do êxodo rural (o abandono do campo).
Cada comuna abrigava até 100 mil pessoas; elas deveriam repassar a produção para o Governo central, responsável pela distribuição dos alimentos. A agricultura era pouco mecanizada, logo a produtividade extremamente baixa, assim não atendia às necessidades do país.
2º- o Grande Salto Avante (1958-1960) que foi a implantação o projeto de industrialização maciça da economia chinesa e geração da igualdade social tão almejada do regime comunista.
Os dois planos fracassaram e em 1959 e 1960 a China conheceu uma das maiores crises de alimentos da História mundial, gerando a morte de 30 milhões de camponeses, bem como a desorganização da sociedade milenar chinesa. O objetivo era se equiparar em 10 anos à Inglaterra.
3º- a Revolução Cultural (1966-1969).
Mao propôs, em 1966, uma Revolução Cultural para acabar com a mentalidade burguesa e reacionária na China.
Formação das Guardas Vermelhas — milícias formadas por jovens, doutrinados pelo chamado Livro Vermelho, e comandadas pela mulher de Mao, Jiang Qing. Eram 20 milhões de jovens estudantes, as Guardas Vermelhas, com um período de perseguição e morte de milhares de professores, trabalhadores e principalmente os líderes do Partido Comunista que se opuseram a Mao. Os números oficiais indicam a morte de 34 mil pessoas.
Na revolução cultural ocorre a alfabetização maciça, dos jovens no período diurno e dos adultos nas escolas noturnas. Eram alfabetizados pelo livro de Mao que atacava tanto o capitalismo quanto a igreja.
O partido comunista estava dividido, havia uma forte oposição, mas mesmo assim Mao Tse-Tung mantinha-se no poder.
Na realidade, a revolução cultural, foi planejada pelo próprio Mao, com o objetivo de mobilizar a população pensante e formadora de opinião da China. Os jovens, por todo o país ameaçavam as autoridades, e mais uma vez a força foi utilizada: locais onde eram realizados cultos religiosos foram destruídos, livros foram confiscados, as comunas ganharam maior importância e Mao saiu ainda mais forte.
Em 1970 ocorre a aproximação com o ocidente recebendo a visita de Nixon e a ONU reconhece a China como país. (1962 visita de Jango vice-presidente do Brasil)
Em 1976 morre Mao Tsé-Tung e os moderados voltaram ao poder. Seu sucessor foi Deng Xiao-Ping adota uma política econômica e desenvolvimentista e permite a entrada de tecnologia e capital estrangeiro. Diminuíram o número de comunas, passando a municípios e houve a criação das cidades costeiras como Pequim e Xangai abertas ao capital estrangeiro. As ideias de Confúcio voltam a serem aceitas. O objetivo de Deng era tornar a China do século XXI um país medianamente desenvolvido (objetivo atingido atualmente é a 2ª economia do mundo).
Deng dizia: “não há nação forte sem um partido forte”, mesmo com maior abertura ocorre em 1989 a revolta dos jovens na praça.
Em 1989 Gorbachev se aproxima de novo dos chineses.
Em 1991 ocorre a dissolução das URSS em 15 repúblicas ficando só a Rússia e atualmente aas duas nações mantem relações cordiais.
1997 morre Deng Xiao Ping cujo sucessor é Zumin, depois Jintao e atualmente Xi Jinping que também é presidente do partido comunista.
País de maior crescimento por ano – comunista – salário mínimo de 1 320 yuanes que equivale a 376 reais – 7° país com o maior horário do trabalhador – 8 h e 30 min dia – 6 dias da semana – 1 a 2 semanas de férias ao ano.
Em 1960 o valor yuanes = 15 yuanes = 1 dólar. Hoje 6,3 yuanes = 1 dólar. Depreciação da moeda para favorecer as exportações.
Moeda vale 3 vezes menos em relação ao dólar do que do real.
Taxa de migração – 0.33, Brasil -0.09, não está listado entre os países de maior taxa de migração (Jordânia e Síria).
Virtuoso X pessoas comuns (Green card).
Reformas atuais discutidas no partido comunista: famílias rurais receberem títulos da terra que cultivam, flexibilização das leis que proíbem a migração de trabalhadores rurais de uma região para outra, reduzir a disparidade econômica entre trabalhadores rurais e urbanos, continuar taxa de crescimento a mais de 2 dígitos, reduzir as barreiras a investidores particulares no setor de petróleo e gás, bancos, telecomunicações, transportes e serviços de saúde.
Estado forte limitando novos automóveis em 8 cidades devido poluição atmosférica.
Aprendizagens e Comentários
Infância – até a página 120
Li cunxin nasceu na comuna de Li na zona rural de Qingdao, perto do mar Amarelo, com cerca de 2 430 000 habitantes.
Escolha do marido por casamenteiras – sites em internet que buscam pares perfeitos.
Só homens trabalhando na lavoura.
Enfaixamento dos pés por motivos estéticos.
Melhor ter filhos do sexo masculino, pois a nora vem morar na casa dos pais do marido e ajuda a sogra nas tarefas.
Eletricidade chega às comunas com regime de Mao - postes e alto falantes apregoando a doutrina.
Pobreza e escassez de alimento - sem água encanada.
Governo dava as sementes, mas dizia o que plantar e levava a maior parte da colheita.
Identificação das pessoas não pelo nome, mas pela posição de nascimento. 6° filho.
Distribuição dos alimentos em cotas para as famílias.
Inhame é um tubérculo amiláceo, rico em proteína vegetal, carboidratos complexos, vitaminas A e C, complexo B, cálcio, fósforo, reduz o mau colesterol e é muito rico em fibras.
Bem mais precioso o nome da família – roubo do carrinho.
Pai é chamado de “dia” e mãe de “niang” que em chinês quer dizer mãe.
Doutores descalços” - curso médico de curta duração (3 anos) para atendimento direto nas comunas.
Manias infantis iguais as nossas - cuspir no chão para prometer coisas, brinquedos, pião, bola de gude e pipas.
Uso de simpatia para verrugas.
Costume de dar filhos aos casais que não podem ter filhos.
Avó foi o último enterro após isto é instituído a cremação para todos.
Entrada escola aos 8 anos. Como não tinha mais vaga ele entra aos 9 anos. Escola com horário da integral sendo o período da tarde dedicado aos esportes e as únicas matérias do curso elementar são o chinês e matemática.
Ida para a academia de ballet de Pequim – adolescência até página 277
Aos 11 anos é recrutado pela guarda vermelha da academia de dança da Madame Mao.
Escolha devida melhor teste de flexibilidade e antecedentes de até 3 gerações de camponeses.
As 3 classes privilegiadas no comunismo: proletários camponeses e soldados.
Frase da mãe: “Vai e não olha para trás, eu não posso ir, mas meu amor vai com você”. Pai e irmão mais velho dão todo o dinheiro que tem para isto o irmão deixará de fumar por 2 meses.
Vai para Pequim e com ele carrega os sonhos de toda a família.
Escola é perto do Zhongnanhai, sede do partido comunista, onde Mao morava que fica ao lado da cidade proibida (cidade dos imperadores).
Quantidade de gente nas ruas e estação - Pequim atualmente tem 20 milhões de habitantes. Entre as 10 maiores cidades da terra 3 são chinesas - Pequim Xangai e Cantão.
Escola – admiração pela água encanada, chuveiro e quantidade de comida.
Curso de ballet dura 6 anos. Tem as seguintes matérias: dança folclórica, artes marciais, acrobacia, politica, historia da china e internacional, geografia da china e internacional, poesia, matemática e filosofia da arte.
Chorava abraçado na colcha com cheiro da família (mesmo que se faz com filhote de cachorro).
Método de Agripina Vaganova - bailarina russa de Leningrado, cujo princípio é menor força e mais plasticidade de movimentos de braços. Até hoje é o método mais usado no ballet. Visa a harmonia entre braços, pernas e tronco. O tronco é a origem de tudo e ele tem que ser reforçado. Os braços tem que ajudar as rotações e os pulos. Grandes bailarinos aprenderam por este método como: Nureiv, Barishinicov, Vasiliev, Ulana Galina, Natalia Mungalova.
Prof. Chen Lueng é mandado embora por homossexual (homofobia até hoje).
Distração: badminton é um jogo de origem indiana que tem na china a maior potência atualmente.
Pais não liam as cartas, pois eram analfabetos.
Ballet da Opera de Pequim apresenta movimentos mais duros.
Só compreende ser um caminho sem volta após as 2as férias. Despede-se do 2º irmão com aperto de mão, já que não é costume abraços entre homens.
Aos 13 já tinha lido os 4 volumes da teoria comunista de Mao.
Juramento entrada no partido: “juro amar o chefe Mao, o PC, o Pais, o Povo e os colegas e responder ao chamado do partido, seguir as regras e os interesse do partido acima dos meus. Estou pronto a doar, inclusive a vida, em prol da causa, suportarei as dificuldades e permitirei que outros apreciem o fruto do nosso trabalho”.
Split jump ou leap é qualquer salto que comece da posição inicial e abra as pernas no ar. O treinamento com alongamento total das pernas no chão e tentar se elevar do chão.
1972 - corte das árvores para queimar e substituir combustível.  Pequim desde então já começa com o uso de máscaras para se andar nas ruas. É uma cidade bastante poluída. ( China tem 3 das cidades mais poluídas)
As peças e os ballets passam a serem escritos em conjunto, logo um ballet leva 8 anos para ser montado.
1976 morre Zhou En Lai e Mao aumenta as discussões com Deng Xiao Ping.
Todos os ballets tinham que ter um conteúdo politico.
Todos, inclusive os artistas e intelectuais, passam temporadas no campo e nos quarteis.
China para em 1976 com a morte de Mao.
Com a visão dos vídeos de Barishnikov passa a treinar 5 vezes ao dia, à noite com candeeiros, sobe escadas com pesados sacos de areia presos aos tornozelos para fortalecer as pernas. O treino é muito mais forte do que dos outros alunos.
 Aos 18 anos conhece Ben Stevenson que foi dar um curso de 2 meses na academia de Pequim e o convida para um intercambio no ballet e Houston (início da abertura política).
Ben Stevenson foi formado pelo ballet Real da Inglaterra, dirigiu ballet de Washington, Chicago, Houston e Texas. O intercâmbio teve o apoio de George e Barbara Busch (vice-presidente na época) que são curadores do ballet de Houston. Foi o primeiro permitido no regime de Mao.
Ida aos Estados Unidos – idade adulta até página 398.
Volta aos EEUU e aos 20 anos pede asilo. Após 21 horas de prisão no consulado chinês e por interferência do governo americano (George Bush era vice-presidente e Reagan presidente) sai livre.
Salario do pai 1 dólar e meio ao mês.
Vai passar 6 semanas nos USA e descobre o hiato financeiro entre ocidente e a china representado pelo que se gasta em roupas e comida. Difícil de entender porque se falava tão mal do ocidente.
Caixa automática saindo dinheiro, já que o sistema bancário chinês com 1 só banco.  Banco Popular da china até 1980 era encarregado de todos os empréstimos e movimentações. Somente 10% da população possuía conta bancária.
Natal estranhou a figura de papai Noel e do dinheiro gasto em compras de Natal.
Não aceita Jesus ter uma mãe virgem.
Casa pela primeira vez com Elizabeth Mckey, que não é uma bailarina virtuosa. Conflito de egos e as diferenças culturais destroem o casamento.
A deportação de Li coloca Ben numa situação péssima com as autoridades chinesas e as portas ficaram fechadas por um tempo a outros estudantes chineses.
O caso da extradição envolve a imprensa local, Busch, Reagan e Deng Xiao Ping.
Casa-se com Mary Mckendry em 1987, bailarina formada ballet real de Londres e primeira bailarina do ballet australiano.
Ben Stevenson ganha medalha de ouro em vários campeonatos com várias coreografias.
Li dançou por 16 anos no Ballet de Houston, foi convidado a dançar em outras companhias, ganhou 2 medalhas de prata e uma de bronze em concursos internacionais como bailarino representando os EEUU.
Na visita aos EEUU mãe entra na Macy’s e diz como qualquer mulher: “isto não é o céu?”.
Na volta a China com Mary dança para todos da aldeia os verem.
O irmão permanece no Tibete (desde 1949 o Tibete é território autônomo chinês, pois o governo do Dalai Alama em Londres não é reconhecido pela ONU).
Observa o crescimento chinês e fica triste com as crianças brincando com brinquedos japoneses.
Comenta a politica do filho único (80 milhões de imperadores).
Em 1995 muda-se para Melbourne onde se torna primeiro bailarino do ballet australiano.
Aos 34 anos começa seus estudos no mercado de ações para se preparar para a aposentadoria. Nos dois últimos anos ele fazia os dois trabalhos
Trabalha como gerente sênior de uma das maiores firmas de ações da Austrália.
Realizou conferencias e palestras motivacionais para mais de 90 empresas em todo o mundo.

O filme
Ballet clássico surge como arte nas cortes da Itália no século XV.
Filme australiano.
A renda das 4 primeiras apresentações do filme foi destinada a companhia de ballet Australiana.
Escolher entre um ator e um bailarino, opção pelo bailarino, mas as personagens femininas são atrizes.
Os ballets encenados pelo corpo de baile do ballet Australiano.
Bruce Green no papel de Steve.

Chi Cao é o bailarino que faz Li adulto veio também da Academia de Beijing e da Academia de ballet real e é primeiro bailarino do ballet real de Birmingham desde 2002. Ganhou a medalha de ouro em 1998 na competição internacional de ballet em Varna (Bulgária). Ele é filho do professor de Li na academia de Beijing.

3 comentários:

  1. Parabéns, Rosete! Trabalho de fôlego, mais que um bailarino!

    ResponderExcluir
  2. Que apresentação maravilhosa, Rosete!
    Fiquei admirada com o seu trabalho de pesquisa.
    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Teresa Matos, muito bom poder ter o registro de nossa reunião e a ótima pesquisa da Rosete !
    Nossos dois últimos livros ( O último bailarino de Mao e a menina que roubava livros) tratam de dramas vividos em regimes de opressão e violência , quando a ideologia dominante veiculada de forma totalitária ataca e corrói a capacidade de pensar, a liberdade, a subjetividade, levando multidões a se identificarem com um mesmo pensamento e sentimento.
    Que fenômeno é esse que faz com que as pessoas embarquem nessa viagem mortífera? Por outro lado, o que acontece com alguns , em nosso caso com os personagens que tanto nos emocionaram, que conseguem manter a capacidade crítica , lutar pelo seu desejo e fazer prevalecer a vida?
    Acho que essa encruzilhada está presente em nosso cotidiano, mesmo sem nos darmos conta. Assim, considero uma riqueza, termos o nosso grupo de debates e podermos exercitar nossa capacidade crítica em um ambiente acolhedor para as diferenças. Beijos a todas!

    ResponderExcluir

Leitoras