sexta-feira, 14 de março de 2014

"DESONRA"- REUNIÃO

J M Coetzee
DATA: 13 março 2014

LOCAL: Casa da Bia

PRESENTES: Ana (apresentadora), Bia (anfitriã), Ângela, Carmem, Marília, Luciana, Maria Célia, Marilena, Nena, Karla, Neusa (mãe da Karla), Bernadete (irmã da Bia), Zezé, Terezinha Acioly, Thereza Matos, Teresa Lírio, Vera Malta, Sylvia, Regina, Rosete e eu, Vera Correa. Registramos a estreia e valiosa participação de Vera Malta.
   
AVISOS E AJUSTES: Em vista de já estarmos em meados de março e de se aproximarem viagens e torneios, deliberamos que a sessão de abril será o evento ANITA GARIBALDI, do Clube Internacional, no dia 27 deste mês. Decidimos também que, em virtude do feriado de 1º. de maio e do próximo dia das mães, o encontro de maio será antecipado para 24 de abril.

“HOUSTON, ESTAMOS COM UM PROBLEMA”: Com o crescimento do grupo em todos os sentidos, principalmente na maturidade e interesse de participação, e também com o empenho das apresentadoras por fazerem trabalhos profundos e extensos, nossos encontros não estão cabendo no tempo previsto. É o que eu chamo de um bom problema. Para evitar os atropelos e para viabilizar que o debate flua com mais proveito, proponho que estudemos ajustes. Proponho que neste sábado e domingo, depois dos jogos de tênis, por volta das 11 horas, em mesas em frente ao Cunhado, onde sempre as “raquetes” se reúnem, cuidemos desse assunto. Estão todas convidadas.

APRESENTAÇÃO E DEBATE DO LIVRO: O livro do mês, DESONRA, foi dos mais rejeitados pelo grupo e seu debate, dos mais acalorados e proveitosos. Ana, a apresentadora, fez extenso e completo trabalho de pesquisa sobre história da África do Sul, raízes do apartheid, o pós-apartheid, economia do país, grupos étnicos, problemas sociais, críticas de estudiosos sobre o livro e muito mais que não coube no tempo disponível. O trabalho da Ana foi distribuído entre as presentes e será postado no blog. Muitas das participantes deram sua contribuição ao debate de forma madura e construtiva, provando o crescimento do grupo.

MIMOS E AGRADOS: Nossa anfitriã, Bia, nos brindou com um delicioso lanche e maravilhosas lembrancinhas.  

2 comentários:

  1. Achei interessante a síntese da Vera - Um dos livros mais rejeitados e um dos debates mais ricos! Concordo! As que não gostaram acharam o livro pesado, triste, mostrando personagens apáticos. As que gostaram, valorizaram as emoções despertadas pelo livro e principalmente o quanto ele nos conectou com uma realidade que tendemos a desconhecer, além de ser uma oportunidade de aprendermos sobre o contexto social e político da Africa do Sul.
    Eu estou na turma das que gostaram, mas um argumento apresentado por Marilena me fez pensar: Considerando pelo vértice educativo, um livro para ser indicado para adolescentes deveria despertar esperança e confiança na possibilidade de mudar o que é injusto. Qual o efeito de vivenciarmos uma estória/história na qual prevalece o ódio, a destruição , o abuso e por fim a desistência? Talvez nos traga desânimo... Talvez nos traga indignação e mais entusiasmo para lutar contra isso em nosso cotidiano... Quizas... Quizas ..Quizas...
    Abraços, Teresa Lirio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Teresa! Nós, membros de um clube de leitura, temos o privilégio de irmos além do "gostei/nao gostei", podemos seguir pelo caminho da reflexão: "o que me incomoda? Isso acontece aqui? Nunca pensei nisso!"

      Excluir

Leitoras