sexta-feira, 25 de setembro de 2015

SEPÉ TIARAJU - Resumo do encontro

Sepé Tiaraju - Romance dos Sete Povos das Missões
24 de setembro 2015
Pérgula do clube
Presenças: Rosete, Luzimar, V Correa, Paulo, Ceiça, Luciana, Anabranda, Regina Luz, CMonclaro, Zeze, T Lírio, Nena, Andyara, T Acioly, Maryse, Suely, Rosangela, Eleuza, Cleusa Mariana, Andreia Cordeiro (novata), Anna Christina, Alice, Marcia Egg.

Próximo encontro: 22 de outubro, livro A LANTERNA MÁGICA, http://www.estantevirtual.com.br/b/ingmar-bergman/lanterna-magica/1495055773?q=Lanterna+m%E1gica+Ingmar+Bergman , autobiografia do cineasta Ingmar Bergman, apresentação a cargo de Teresa Lírio. Lanche a cargo das aniversariantes Cleusa e Eleuza.

Avisos e Ajustes:  1.Boas vindas a Andreia Cordeiro e Alice. 
2.Foi lembrado que, quando não for possível realizar a reunião na antiga Sede, devemos procurar outro local, já que a Pérgula não se tem mostrado adequada à nossa atividade.
3. Haverá evento do Clube Internacional de Brasília nos dias 15 e 16 de outubro, com a presença do escritor Alcy Cheuiche. Serão disponibilizadas algumas vagas para nós, e a sócia Cleusa, que também pertence ao CIB, ficou incumbida de passar as informações para nosso grupo. 
4. Nosso evento de fim de ano será em torno do livro A REVOLTA DA CHIBATA, de Alcy Cheuíche. A escolha do tema se deve à necessidade de nós inteirarmos de fatos da história do Brasil e ao fato de esse episódio estar completando 100 anos. Rosete e Nena estarão em contato com a administração do clube para fins de levantamento de recursos financeiros e de infra-estrutura necessários.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO SEPÉ TIARAJU. Com recursos audiovisuais elaborados com auxílio de Andyara, a apresentadora Rosete empolgou o grupo, fez importantes revelações e colocou interrogações provocativas para reflexão de todas nós. Esse material estará à disposição, para estudo e análise, no blog.

Manifestações do grupo: Todas as presentes se pronunciaram sobre o que mais tocou cada uma. Dada a diversidade e riqueza de cada opinião, pedimos que todas postem comentário no blog www.livroseraquetes.blogspot.com . 

Foi oferecido maravilhoso lanche pelas colegas Regina Luz, Zezé, Luciana, T Acioly e Rosete, do qual constavam algumas especialidades culinárias elaboradas pessoalmente por elas.

O TRABALHO ELABORADO E APRESENTADO POR ROSETE. Recursos visuais montados com auxílio de Andyara:



Enviado do meu iPad

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Minha contribuição ao assunto do indígena brasileiro ontem e hoje, sua representação nas artes e sua contribuição: O ÍNDIO NAS ARTES BRASILEIRAS

    1. NAS LETRAS
    Na escrita brasileira, mesmo antes de termos uma literatura nossa, o indígena é tema de observação e descrição por parte do branco, e sempre foi considerado como objeto de dominação, escravização e aculturação.
    . Carta de Pero Vaz de Caminha - http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/carta_caminha.htm

    . Indianismo Barroco, representado por José de Anchieta.
    Obras: Os Feitos de Mem de Sá; Arte de Gramática da Língua Mais Usada na Costa do Brasil; Poema à Virgem; A Cartilha dos Nativos (Gramática Tupi-Guarani); Carta da Companhia.

    . Indianismo Gonçalvino, representado por Gonçalves Dias
    Obras: Os Timbiras; Meditação; Canção do Exílio; I-Juca-Pirama.

    . Indianismo Arcádico, representado por Basílio da Gama e seu poema O Uraguai.

    . Indianismo Romântico, representado por José de Alencar. Principais obras: Iracema, O Guarani, Ubirajara.

    . Indianismo Modernista, representado por Mário de Andrade e seu romance Macunaíma, "escrito sob a ótica cômica. Critica o Romantismo, utiliza os mitos indígenas, as lendas, provérbios do povo brasileiro e registra alguns aspectos do folclore do país até então pouco conhecidos."

    . Indianismo Pós-Moderno, com Antonio Callado e seu livro Quarup, em que o ritual indígena é apresentado como alegoria daquele momento da vida brasileira (ditadura, contracultura, drogas, amor livre), e com
    Darcy Ribeiro e o romance Maíra, que trata da perda da identidade ao se perderem as raízes.

    LITERATURA INDÍGENA
    Algo completamente diferente. Os indígenas de diversas etnias buscam hoje o protagonismo das narrativas. Ponto de vista passou a ser deles, dos próprios indígenas. Começou esse
    movimento nos blogs, mas hoje já são mais de 40 autores e passaram a publicar livros.
    http://www.overmundo.com.br/overblog/literatura-indigena

    http://yaguareh.blogspot.com.br/p/lista-de-escritores-indigenas.html?m=1

    2. NO CINEMA
    http://www.mnemocine.com.br/osbrasisindigenas/edgar.htm

    3.ARTES PLÁSTICAS
    http://educacao.uol.com.br/album/2013/04/19/como-as-artes-plasticas-viram-os-indios-ao-longo-da-historia-do-brasil.htm

    4. NA MÚSICA
    . Contribuiçoes dos índios
    http://thelocampos.blogspot.com.br/2013/07/musica-brasileira-parte-ii-musica-dos.html?m=1

    . Representações dos índios - estereótipos e desrespeito, alguma constatação das mudanças. "Indio quer apito"; "Um Indio", de Caetano Veloso http://m.letras.mus.br/caetano-veloso/44788/


    NA TELEVISÃO
    Ridicularização ou idealização.
    http://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2015/04/19/no-dia-do-indio-relembre-as-tentativas-da-tv-brasileira-de-homenagea-los.htm


    ResponderExcluir
  3. Existe um roteiro de caminhada/peregrinação na área das Missões: http://www.caminhodasmissoes.com.br/site/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=1

    ResponderExcluir

Leitoras