quarta-feira, 22 de junho de 2016

Mundos de Eufrásia - Apresentação de Cosete e Wanzenir

EUFRÁSIA TEIXEIRA LEITE
DIÁLOGO ENTRE COSETE RAMOS E WANZENIR EDLER

1
NASCIMENTO E INFÂNCIA
WANZENIR
- NASCIMENTO: 1850 - FAMÍLIA: MÃE – PAI 
- CIDADE DE VASSOURAS. A CHÁCARA DA ERA.
- CONTEXTO DE VIDA INFANTIL
- IRMÃ FRANCISCA: QUEDA DO CAVALO – QUEBRA A BACIA – FEIA CICATRIZ – MANCA - IMPOSSIBILIDADE DE GERAR FILHOS - INFELIZ NO AMOR - UMA CARGA PARA EUFRASIA A VIDA TODA!
- FAMÍLIA: TIOS
2
EDUCAÇÃO, VALORES E DESTINO
COSETE
- PAI: JOAQUIM TEIXEIRA LEITE - O PRIMEIRO E GRANDE EDUCADOR.
- SEM FILHO HOMEM. MORTO QUENDO BEBE. DECIDIU OCUPAR-SE PESSOALMENTE DA EDUCAÇÃO DAS FILHAS: AFASTOU-AS DAS BONECAS E COSTURAS E APROXIMOU-AS DOS NÚMEROS E LIVROS. DEIXAVA-AS PARTICIPAR DE REUNIÕE PARA TRATAR DE ASSUNTOS COMO POLÍTICA, ESTRADAS DE FERRO, ESCRAVOS E CAFEZAIS. AOS 17 ANOS, NUMA REUNIÃO COM DONOS DE CAFEZAIS, DEU SUA OPINIÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO FIM DO TRAFICO NEGREIRO.
- CONVERSAS SOBRE NEGÓCIOS – ENSINAVA MATEMÁTICA. DESAFIOS AO PENSAMEWNTO LÓGICO. 
- ELOGIAVA VESTIDO. ACARICIAVA ROSTO. 
- PROFESSORAS FRANCESAS – ESCOLA VASSOURAS.
- AULAS DE MATEMÁTICA – PORTUGUÊS E LÍNGUAS – LEU AS TRAGÉDIAS DE SHAKESPEARE – LIA CONTRATOS ARQUIVADOS NO ESCRITÓRIO DO PAI – O MUNDO E A GEOGRAFIA
- ESTUDOS NA FRANÇA QUANDO JOVEM
- VALORES ESSENCIAIS: NORTEADORES DA VIDA
- AOS 21 ANOS - A MÃE QUERIA CASÁ-LA COM O PRIMO LEOPOLDO. ELA O ACHAVA UM BOBO! O PAI NÃO QUERIA! 
- BRIGA NA FAMÍLIA. NO DIA DA MORTE DA MÃE – DISCUSSÃO ENTRE OS CUNHADOS. CRISTOVÃO QUER CASAR AS DUAS FILHAS DE JOAQUIM COM SEUS SOBRINHOS. JOAQUIM ACHAVA QUE NENHUM SE MOSTRAVA À ALTURA DA INTELIGÊNCIA – DA PERSONALIDADE E DO DOTE DE EUFRÁSIA. ELE NÃO IA PERMITIR QUE TIRASSEM A FORTUNA DE SUAS FILHAS QUE SABIAM GERENCIAR MUITO BEM. O PAI NÃO QUERIA QUE FICASSEM PRESAS E DEPENDENTES DOS MARIDOS. NÃO QUERIA QUE AS FILHAS PEDISSEM AOS MARIDOS O PRÓPRIO DINHEIRO (HERANÇA DO PAI). 
- NA PRESENÇA DO CORPO DE ESPOSA MORTA – JOAQUIM DISCUTE E EXPULSA COM ÓDIO O CUNHADO DO QUARTO. CONVERSA DE MÂOS DADAS COM AS FILHAS. ELAS PROMETEM AO PAI QUE SEMPRE FICARÃO JUNTAS E QUE NUNCA SE CASARÃO! ASSIM ELAS ASSINAM UM CONTRATO E ACEITAM UM DESTINO!
- ÓDIO, ANTIPATIA E RESISTÊNCIA DE TEIXEIRA LEITE PARA COM (1) A FAMÍLIA DE ANA ESMÉRIA E (2) JOAQUIM NABUCO – DEVIDO A ATITUDES E A PETULÂNCIA DO JOVEM – CONTRA A IGREJA - ESCRAVIDÃO!
- TEIXEIRA LEITE TORNA-SE OBCECADO PELA MORTE! ORIENTAVA EUFRÁSIA SOBRE CADA NEGÓCIO QUE GERENCIAVA! ESTUDOU COM ELA MINUNCIOSAMENTE SEU TESTAMENTO.
- DISCUTIA COM AS FILHAS O JORNAL DAS SENHORAS, ESCRITO E PUBLICADOS POR MULHERES. “PORQUE O CASAMENTO PARA A MAIOR PARTE DOS HOMENS É O ÚNICO MEIO DE ASSEGURAR SUA FORTUNA”. 
- MESES APÓS A MORTE DA MÃE, EUFRÁSIA ENCONTRA NUMA PASTA DOCUMENTOS QUE O PAI HAVIA GUARDADO, QUE DESCREVIAM OS CÓDIGOS CIVIS PORTUGUÊS E FRANCÊS, VÁLIDOS NO BRASIL, SOBRE A POSSIBLIDADE DE SEPARAÇÃO DE BENS.

3
O PRIMEIRO AMOR
COSETE
- ENCONTRO NA REGATA DA MARINHA – 1862 – EM BOTAFOGO – COM PRESENÇA DE PEDRO II - QUE EUFRÁSIA (12 ANOS) E JOAQUIM NABUCO (13 ANOS) SE CONHECERAM E SE OLHARAM ESQUECIDOS DO MUNDO! ELA TEM FEBRE À NOITE E ELE PASSA A NOITE ESCREVENDO POEMAS E CARTAS DE AMOR PARA ELA. AQUELE ENCONTRO DESENCADEOU UM TURBILHÃO NA VIDA DOS DOIS.
- DIAS DEPOIS EUFRÁSIA RECEBE UMA PRIMEIRA CARTA DE AMOR – PEQUENINA – UMA UM RESUMO TÍMIDO E APAIXONADO DE TODAS AS OUTRAS. COMEÇAM UMA CORRESPONDÊNCIA SECRETA QUE DURA 2 ANOS. APENAS FRANCISCA E A MUCAMA CECÍLIA SABIAM DO ROMANCE.
- AO FINAL DE 2 ANOS – DEPOIS DE ESPERAR ANSIOSAMENTE PELAS CARTAS – NABUCO DEIXA DE ESCREVER – PARA DESESPERO E DECEPÇÃO DE EUFRÁSIA! 
- BEM MAIS TARDE – AMBOS JOVENS – QUANDO NABUCO CURSAVA DIREITO NAS FACULDADES DE A. PAULO E RECIFE - SOUBE PELO JORNAL QUE ELE HAVIA DEFENDIDO O ESCRAVO NEGRO TOMÁS: UM ESCÂNDALO NA SOCIEDADE DA ÉPOCA.
- OITO ANOS DEPOIS DE TER INTERROMPIDO A CORRESPONDÊNCIA – SE REENCONTRARAM BAILES EM VASSOURAS.
- ELA O TRATA FRIAMENTE. ELE ESCREVE UMA CARTA DE MAIS DE 30 PÁGINAS CONTANDO A ELA  TUDO O QUE ACONTECERA EM SUA VIDA DESDE OS QUINZE ANOS (IDADE EM QUE INTERROMPERA A CORRESPONDÊNCIA). ELA GUARDA NO BAÚ JUNTO COM AS OUTRAS – JÁ AMARELADAS. RECEBE NOVAS CARTAS – TUDO AGORA GUARDADO NA GAVETA DE SUA MESINHA DE CABECEIRA.
- UM NOVO ENCONTRO EM RECITAL DE POESIA, NA CORTE, NO RIO DE JANEIRO. ENCONTRAM-SE NO CORREDOR. TROCAM POUCAS PALAVRAS. ELES FALAM DAS CARTAS. ELE BEIJA SUAS MÃOS ARDOROSAMENTE E ELA DESCOBRE O AMOR-CARNE (DESEJO). EUFRÁSIA FOGE.
- ELA VOLTA PARA VASSOURAS – ELE VAI ATRÁS – MANDA NOVO BILHETE CONVIDANDO PARA UM ENCONTRO NA IGREJA DA MATRIZ.
- ESCONDIDO A MOCINHA ENCONTRA O HOMEM. AS MÃOS DADAS E O PRIMEIRO BEIJO. 
- NESTE DIA – AO CHEGAR DA IGREJA - MORTE DA MÃE.
- ELE VOLTA AO RIO – CORRESPONDÊNCIA INTERNSA.
- UM DIA – SEM FALAR COM EUFRÁSIA - QUE CONTINUAVA DIZENDO PARA “ESPERAR” - NABUCO FOI À CHACARA DA HERA. JOAQUIM O RECEBE COM EXPRESSÃO ASSUSTADORA E SOMBRIA. PERGUNTA O QUE ELE QUER. NABUCO DIZ QUE ELE E EUFRÁSSIA ESTÃO APAIXONADOS E QUE VIERA PEDIR A MÃO DA FILHA EM CASAMENTO. 
- COM ÓDIO, JOAQUIM CONSIDERA UM DESRESPEITO NABUCO FALAR SE SENTIMENTO ENTRE OS DOIS. - NABUCO ENTENDE QUE NADA DEMOVERIA O PAI - RECUA E SE RETIRA. JOAQUIM CHAMA EUFRÁSIA E COBRA A “PROMESSA” FEITA A ELE NA MORTE DA MÃE.
- POUCO TEMPO DEPOIS, JOAQUIM MORRE!

4
FUGA PARA PARIS
WANZENIR
- PROBLEMAS COM O TIO CRISTOVÃO E PLANOS DE CASAMENTO COM OS PRIMOS.
- EM 1873 – EUFRÁSIA – FRANCISCA – MUCAMA CECÍLIA - EMBARCAM NO NAVIO CHIMBORAZO – RUMO À FRANÇA.

5
O AMOR NO NAVIO
COSETE
- AS IRMÃS DEFINEM UMA MUDANÇA EM SEU DESTINO: “ENQUANTO TIVERMOS NOSSOS BENS – NÓS PODEMOS TUDO”! 
- NABUCO – ATÔNITO - SOUBE EM VASSOURAS - EM CONVERSAS - QUE EUFRÁSIA NÃO ESTAVA MORANDO COM O TIO - NEM IA CASAR COM O PRIMO E QUE AS IRMÃS ESTAVAM COM VIAGEM MARCADA PARA A FRANÇA.
- DECIDE ENTÃO – CHEIO DE RESSENTIMENTO E RAIVA – FAZER TAMBÉM A VIAGEM NO CHIMBORAZO. VESTIDO IMPECÁVEL À MODA EUROPÉIA CHAMAVA ATENÇÃO DAS MOÇAS. 
- ENCONTRO DOS DOIS NO RESTAUTANTE DO NAVIO, NA PRIMEIRA NOITE. ELA DEIXA O SALÃO E ELE VAI ATRÁS. DISCUTEM. FINALMENTE, NABUCO RECONHECE QUE EFRÁSIA NÃO PERTENCE A NINGUÉM SÓ A ELA MESMA. E PELA PRIMEIRA VEZ, ELE A PEDE EM CASAMENTO! SIM – SIM – SIM!
- ELES ENTRAM NA CABINE DE NABUCO, PARA FALAREM SOBRE O CASAMENTO. UMA MULHER - DONA DO PRÓPRIO CORPO – AOS 22 ANOS (1873) - FAZ A SUA ENTREGA DE AMOR.
- FRANCISCA FICA POR HORAS NA PORTA DA CABINE DE NABUCO. QUANDO OS DOIS SAEM – SORRINDO UM PARA O OUTRO. O SORRISO MORRE AO VEREM FRANCISCA CORRER FEITO LOUCA – AOS TROPEÇOS – PARA O CONVÉS. QUANDO EUFRÁSIA CHEGOU PERTO DELA – FRANCISCA APAVORADA LEMBRA A PROMESSA AO PAI!
- A REJEIÇÃO DE FRANCISCA EM RELAÇÃO À NABUCO DUROU A VIDA TODA. ELA ASSUME O ÓDIO DE TEIXIERA LEITE POR NABUCO!

6
MULHER SOCIAL – A DAMA DOS DIAMANTES NEGROS
COSETE
- EUFRÁSIA VIVEU 49 ANOS EM PARIS. CHEGOU AOS 23 ANOS E PARTIU AOS 72.
- VIU PARIS CRESCER – MONUMENTOS MUSEUS – LUZES – ARTISTAS 
- INICIALMENTE NO HOTEL. DEPOIS NUMA BELA RESIDÊNCIA NA RUA PRESBOURG. TRANSFORMOU SEU PALACETE EM LOCAL DE EVENTOS.
- MULHER BELÍSSIMA E MUITO RICA. - DONA DO PRÓPRIO NARIZ – EM PLENO SÉCULO 19.
- LEVAVA UMA VIDA RECATADA, PORÉM MUNDANA: CONCERTOS,  FESTAS, SARAUS BENEFICIENTES – ÓPERA – TEATRO E SALÕES DE PARIS.
- POR CONTA DA AMIZADE COM A FAMÍLIA IMPERIAL BRASILEIRA, AS TEIXEIRA LEITE ERAM BEM RECEBIDAS PELA ARISTOCRACIA FRANCESA. RECEBIAM MUITOS CONVITES PARA OS SALÕES DE PARIS. 
- ERA CHAMADA COM ADMIRAÇÃO PELA SOCIEDADE PARISIENSE DA DAMA DE DIAMANTES NEGROS – DEVIDO AO COSTUME DE COSTRURAR NOS CHAPÉUS E NOS VESTIDOS AS JÓIAS PREDILETAS.

7
O GÊNIO FINANCEIRO
WANZENIR
- DETALHES DOS NEGÓCIOS – AÇÕES E APLICAÇÕES.
- SAIU RICA DO BRASIL E VOLTOU MILIONÁRIA!

8
MULHER E AMANTE
COSETE
- AOS 72 ANOS – EUFRASIA TINHA UM BAÚ GRANDE CHEIO DE CARTAS DE NABUCO – DE MAIS DE 30 ANOS”!
- JOAQUIM NABUCO TINHA A FAMA DE CONQUISTADOR, GUARDA-ROUPA DE “DÂNDI”, MAS O BOLSO VAZIO!
- AINDA VIVENDO NO HOTEL, PERTO DO NATAL DE 1873, UM DIA FRANCISCA ENTRA FURIOSA NO QUARTO DE EUFRÁSIA, QUE ESTÁ COM NABUCO, MOSTRANDO O ESCANDALO DA RELAÇÃO DOS DOIS ESTAMPADO EM JORNAIS BRASILEIROS, EM NOTAS E CHARGES E ESPECULAÇÕES GROSSEIRAS, TRANSFORAMDO EM RIDÍCULO A “LUA DE MEL DOS DOIS” ANTES DO CASAMENTO! 
- AS IRMÃS ROMPREM E FRANCISCA DIZ QUE VOLTARÁ AO BRASIL!
- EUFRÁSIA COMENTA SEUS PLANOS DE SEGUIR O TRABALHO QUE JÁ FAZIA COM O PAI, DE GERENCIAR OS BENS DA FAMÍLIA, TÍTULOS, AÇÕES E DEPÓSITOS. HAVIA APRENDIDO MUITO E PRETENDIA GERENCIAR A HERANÇA PATERNA.
- NABUCO OUVE COM DESCONFORTO.
- EUFRÁSIA INSISTE QUE O CASAMENTO DELES NÃO DEVE SIGNIFICAR NENHUMA PERDA. NÃO PODIA – NEM QUERIA - DEIXAR PARA TRAS TUDO O QUE O PAI ENSINOU A ELA.
- ELA FALA ENTÃO DO CASAMENTO COM SEPARAÇÃO DE BENS!
- NABUCO PEDE ATÉ O INÍCIO DE 1874, PARA PENSAR!
- NO DIA 1 DE JANEIRO DE 1874, EUFRÁSIA E NABUCO SE ENCONTRAM FRENTE A FRENTE – ENFRETAM SUAS DIFERENÇAS – E ROMPEM O NOIVADO!
- OS PRECONCEITOS DE NABUCO COM RELAÇÃO À GESTÃO DO DINHEIRO, NA SUA VISÃO, RESPONSABILIDADE DO HOMEM.... POR ORGULHO NÃO ACEITAVA A SEPARAÇÃO DOS BENS!
- OS AMIGOS VIAM O CASAMENTO COMO SOLUÇÃO DOS GRANDES PROBLEMAS FINANCEIROS DE NABUCO.
- AS IRMÃS SE REENCONTRAM, POIS FRANCISCA NÃO VIAJARA DE VOLTA AO BRASIL.
- UM MÊS DEPOIS DO ROMPIMENTO, NABUCO TENTA A REAPROXIMAÇÃO, MANDANDO POEMAS. ELA RESPONDE AGRADECENDO FRIAMENTE.
- NABUCO PEDE QUE EUFRÁSIA VÁ ENCONTRÁ-LO EM ROMA. ELA CONCORDA. ELES VIVEM UMA BREVE E FELIZ RECONCILIAÇÃO. 
- ELA LEVA NA MALA UM ACORDO NUPCIAL. AO LER O DOCUMENTO – FURIOSO – SE DESENTENDEM E ROMPEM NOVAMENTE! EM SETEMBRO DE 1874, NABUCO VOLTA SOLITÁRIO AO BRASIL!
- DAÍ PARA FRENTE, A VIDA DE EUFRÁSIA E NABUCO FOI UMA SÉRIE DE ENCONTROS E DESENCONTOS. O RELACIONAMENTO MUITAS VEZES ERA CONFLITANTE. 
- A CADA RECONCILIAÇÃO NOVAS ESPERANÇAS – DE QUE FINALMENTE SERIA POSSÍVEL!
- NABUCO FICA UM TEMPO NOS ESTADOS UNIDOS. OUTRO EM LONDRES. VOLTA AO BRASIL COM A MORTE DO PAI DELE. ELEGE-SE DEPUTADO! PASSADO UM TEMPO... PERDE A ELEIÇÃO... VOLTA PARA LONDRES... FICA NOIVO DE UMA INGLESA. ROMPE COM ELA. ENCONTRAM-SE PELA ÚLTIMA VEZ EM 1899.
- NABUCO CASA COM A JOVEM EVELINA (23 ANOS) – JOGA O VALOR DO DOTE DE CASAMENTO DA ESPOSA NA BOLSA DE VALORES DA ARGENTINA E PERDE TODO O DINHEIRO APLICADO DE UMA SÓ VEZ!
- FOI, ENFIM, UMA TRISTE HISTORIA DE AMOR ENTRE EUFRÁSIA E NABUCO.
- COM AMANTE, FOI FELIZ EM MUITOS MOMENTOS, PAIXÃO INTENSA E AMOR VERDADEIRO!
- COMO MULHER... NÃO FOI ESPOSA NEM MÃE.- ENTRE O AMOR E A GLÓRIA – OBTEVE A GLÓRIA!

9
RETORNO AO BRASIL
WANZENIR
- EM 1885 – EUFRÁSIA TINHA 35 ANOS.
- EM 1922 – PARA SEMPRE - DEPOIS DE 37 ANOS EM PARIS AOS 72 ANOS.

10
MULHER BENEMÉRITA
WANZENIR
- FINANCIAMENTO DA FAMÍLIA REAL EM PARIS.
- TESTAMENTO: DISTRIBUIÇÃO DO DINHEIRO.
- A MUCAMA CECÍLIA.

-------------------------------------
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- MUNDOS DE EUFRÁSIA – CLAUDIA LAGE – EDITORA RECORD.
- JOAQUIM NABUCO – ANGELA ALONSO – COMPANHIA DAS LETRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitoras