segunda-feira, 6 de abril de 2015

A Cicatriz de David - Contribuições de Teresa Lirio

1)  Achei o livro muito  impactante e procurei conhecer mais sobre a história do campo de refugiados de Jenin. O documentário "Arna's Children" de Juliano Mer-Khamis nos mostra a trágica realidade das crianças que participaram da resistência cultural no seu teatro da Liberdade e acabaram envolvidas com a violência desesperada da guerra.
Podemos também conhecer o triste destino do autor,  na homenagem prestada por Silvio Tendler em "Uma lápide para Juliano".
Certamente teremos muito o que falar em nossa próxima reunião. Só assim para acomodar tão fortes emoções... Abraços, Teresa Lirio 


Clique para assistir:

Arna's Children   - Dirigido por Juliano Mer-Khamis

Uma Lápide para Juliano -  Video de Silvio Tendler, homenageando Juliano Mer-Khamis

2) O que mais me encantou na fala de Juliano foi a sua defesa da liberdade. Ele  luta contra a ocupação do campo de refugiados pelo  exército de Israel, mas diz que  existe uma outra ocupação igualmente violenta - a ocupação da mente, da alma das pessoas,  especialmente das crianças, que estão sendo privadas de sua infância, de sua criatividade,  de sua singularidade. Entendi que ele se referia ao fundamentalismo, à rigidez dos costumes, à intolerância, à subjugação e à submissão das mulheres. Juliano, filho de mãe judia e pai palestino, transformou sua  luta em um movimento de resistência cultural.
Juliano desagradou aos dois lados e foi assassinado em 4 de abril de 1911, em circunstâncias até  hoje desconhecidas.

Um comentário:

Leitoras